sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Caderneta de poupança ainda é alternativa para quem quer guardar dinheiro

Casal Gardin realizou a tão sonhada festa de casamento. 
Foto: Mauro de Oliveira.
Embora especialistas revelem que a caderneta de poupança é um investimento de baixo rendimento, a população ainda a utiliza como uma “reserva” para momentos de aperto ou mesmo para a aquisição de bens que não sejam de necessidade imediata.

Quem nunca ouviu o conselho de que "poupar faz bem", talvez viva em outro planeta. Além de trazer tranquilidade, o ato de poupar pode resultar até mesmo na realização de grandes sonhos. Quem cuida adequadamente de suas finanças, aumenta consideravelmente as chances de atingir seus objetivos.

Segundo o economista Marcelo Franco Lopez, a vantagem da poupança é que se trata de um investimento de saque automático, caso o correntista precise urgentemente desse capital. Por outro lado, ele revela que escolhê-la culmina em uma série de desvantagens. “Por se tratar de um investimento de baixo risco, as remunerações são muito baixas e mal cobrem a desvalorização da moeda”, diz o especialista. “Costumo dizer que você apenas ameniza essas possíveis perdas, mas basta lembrar do Plano Collor, quando todas as poupanças foram ‘sequestradas’ pelo governo, ou seja, o risco na poupança, apesar de ser baixo, também existe", revela.

Apesar da opinião do especialista, muitas pessoa, por desconhecerem outros tipos de investimento ou mesmo para evitar riscos maiores, optam pela caderneta de poupança e, por meio dela, conseguem realizar grandes conquistas. O autônomo Edson Luiz Gardin, 59, não quis revelar o valor, mas diz que tem um bom dinheiro guardado em sua caderneta. "Há mais de dez anos prefiro depositar na poupança devido à facilidade que ela possui, tanto no depósito quanto no saque. Não vejo riscos e não fico pensando na questão de quanto vai render, penso na quantidade que vou poupar”, diz. O filho de Gardin seguiu o mesmo caminho. O gerente de vendas, Alessandro Luiz Gardin, 22, economizou e guardou dinheiro utilizando a caderneta de poupança. “Consegui realizar a festa do meu casamento com o dinheiro guardado na poupança”, conta o jovem.

0 comentários:

Postar um comentário